Anexo 1 - Buracos Negros

Várias evidências parecem apontar para uma explosão inicial - o Big Bang - que daria origem ao nosso universo. Seria um impulso inicial de onde toda a matéria surgiria. Desta explosão a surgiriam as partículas que constituem a matéria. Com o impulso desta explosão, e em alguns pontos deste universo, átomos de hidrogénio chocariam entre si, com energia suficiente para fazer surgir uma estrela. Sabemos hoje que as estrelas nascem, vivem e morrem.
Uma das evidências que poderá confirmar a tese do Big Bang é o facto de todas as estrelas do Universo estarem ainda a afastarem-se umas das outras, como se o Universo estivesse em expansão. Uma imagem normalmente utilizada é a do balão que continua a encher-se de ar, fazendo com que todas as partículas se afastem umas das outras.
Este é o nosso Universo. Supõe-se que terá um limite tal como o balão. Haverá outros Universos?
Newton definiu matematicamente a força da gravidade que existe entre dois corpos no espaço. Esta força, faz com que um corpo de maior massa possa atrair a si outro corpo de massa inferior. É o que se passa com a Terra que atrai a Lua.
Einstein corrigiu alguns aspectos da Teoria da Gravidade de Newton. Este cientista utilizou uma imagem diferente para descrever a gravidade.
Segundo ele a gravidade de um corpo no espaço provoca uma deformação neste mesmo espaço. Seria esta deformação que faria com que outro corpo, de massa menor, fosse atraído para o corpo de superior massa.
Muitos anos antes da sua observação, os astrofísicos conseguiram prever a existência de buracos negros. Na sua origem estariam estrelas que devido a um colapso da sua massa passaram a exercer à sua volta uma enorme força de gravidade. Uma gravidade tão elevada que atrairiam a própria luz. Segundo a imagem de Einstein, um corpo nesta circunstâncias provocaria uma deformação tal no espaço, que formaria um autêntico buraco.
Seria um buraco no espaço, um buraco no Universo. Poderia ser uma porta de saída no Universo. E de saída para onde? Para outro Universo?

Sem comentários: