Educação Sexual

De acordo com as directrizes do Ministério da Educação, a Educação Sexual surge no contexto da Educação para a Saúde em Meio Escolar e visa a prevenção de comportamentos de risco e a promoção e protecção da saúde. De acordo com alguns estudos ( ) os programas preventivos bem sucedidos são aqueles que incluem a promoção de competências pessoais e sociais das crianças e adolescentes, nomeadamente em termos de comunicação e desenvolvimento da capacidade de decisão. Estes aspectos são também comuns a qualquer programa que vise globalmente o desenvolvimento pessoal e social.


As meninas não podem ser domadores de leões
O texto do Tomé remete-nos directamente para algumas questões relacionadas com a Educação Sexual, nomeadamente os papéis atribuídos socialmente a cada sexo.
Quando Tomé diz que as “Meninas não podem ser domadoras de leões” está a reproduzir o estereótipo de que há profissões que só podem ser desempenhadas por um dos sexos. Esta temática continua a ter uma grande actualidade e é importante suscitar este debate mesmo entre crianças da idade pré-escolar.
Esta frase do Tomé poderá servir de mote para um jogo em que os alunos decidem se uma dada profissão pode ser desempenhada por homens ou por mulheres e porquê. Um debate com os alunos é sempre enriquecedor, concluindo-se muitas vezes que será provavelmente indiferente ser-se homem ou mulher para desempenhar qualquer profissão.
Outro tipo de actividades, sobretudo para mais novos, poderá ser discutir quais os trabalhos domésticos que poderão ser efectuados pelo pai, pela mãe ou até pelos filhos.

As meninas são sensíveis
Outra questão interessante será analisar o que distingue o homem da mulher em termos comportamentais ou emocionais. O debate é muito curioso e cheio de surpresas quando proposto a crianças mais novas. Será que apenas as meninas é que são sensíveis? Apenas os rapazes é que são fortes?

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