Tomar decisões (3)

Filosofia para Crianças e Jovens
Em “Ética para um Jovem” de Fernando Savater parte desta ideia e utiliza a história bíblica de Jabob e Esaú e do prato de Lentilhas. (ver texto em Anexo 1) como ponto de partida para reflectirmos sobre aquilo que realmente “queremos”. Em “Tomé em Grande”, Tomé tem que optar entre um pequeno-almoço e a concretização dos seus sonhos. Este tipo de situações, dilemas morais, pode ser de grande interesse para colocar aos alunos de todas as idades. Saveter analisa estas questões numa linguagem adequada a adolescentes, mas questões semelhantes podem ser colocadas a outras idade como surge na colecção “Filosofia para Crianças”.
São diversos livros da autoria de Brigitte Labbé e Michel Puech que analisam diversas questões como “O Bem e o Mal” a “Violência e a Não-Violência” numa linguagem adequada para crianças. Brigitte dedica-se à escrita e ao trabalho com crianças no âmbito da Filosofia para crianças. Michel é professor de Filosofia na Universidade de Paris-Sorbonne. Esta abordagem da Filosofia para Crianças vem já desde a década de 70, sendo um dos percursores Matthew Lipman, autor de diversos trabalhos e de propostas muito curiosas.

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